jump to navigation

Copa do Mundo – 4ª de final – Alemanha 1 (4) x (2) 1 Argentina 2/07/06

Posted by Calsavara in Copa, Crônicas, Entretenimento, Esportes, Futebol.
trackback

1a1-4a2.jpg

O jogo

Quiçá uma das melhores partidas de todas as Copas, Alemanha e Argentina protagonizaram um encontro que deveria figurar apenas no próximo dia 9, em Berlim. O que poderia ser a terceira final entre os dois países (e serviria para desempatar o um a um em vitórias decisivas), quis o destino que acontecesse numa quarta-de-final.

Os dois times começaram tensos, brigando pro cada bola. Passados apenas 3′ de jogo e  Podolski (ALE) já tinha um cartão amarelo. Nada mais natural em uma peleja entre duas das maiores seleções do mundo. O primeiro tempo foi de extrema marcação. A Argentina praticamente não chegou ao gol germânico, e os alemães tiveram, se bem contadas, duas chances de gol não convertidas.

O segundo tempo reservava fortes emoções. Aos 4′, Riquelme (ARG) cobrou um escanteio e Ayala (ARG) escora de cabeça. Mesmo com a entrada faltosa de Klose (ALE), a bola foi balançar o fundo da rede de Lehmann (ARG). Argentina 1, Alemanha 0.












A Alemanha não se deu por vencida e partiu pra cima dos platinos. Depois de muitas tentativas, Ballack (ALE) cruzou uma bola na área e o artilheiro Klose (ALE) marcou seu quinto tento na Copa, e o primeiro de cabeça da Alemanha. Aos 35′ do segundo tempo, tudo igual, 1 a 1 no placar.






Mais uma decisão no tempo extra. Pelo MatchCast da Fifa, a Argentina teve 6 chances claras de gol, contra apenas uma dos alemães. Mas o placar não mudou e os pênaltis se fizeram necessários.

Se para os alemães sobrou competência, do lado dos hermanos parece que a pressão exercida pela torcida foi o ponto decisivo. Neuville (ALE), Ballack (ALE), Podolski (ALE), Borowsky (ALE), Cruz (ARG) e Rodriguez (ARG) marcaram. Ayala (ARG) e Cambiasso (ARG) perderam suas cobranças e desclassificaram sua seleção. Argentina volta pra casa, Alemanha vai pra semifinal. 4 a 2 para os anfitriões.


Minhas impressões

Não sou especialista em futebol, longe disso. Apenas gosto de um jogo bem jogado. E foi isso o que aconteceu. E o resultado da partida me fez entrar em um turbilhão de emoções.

Admiro muito o futebol argentino. E não é de hoje. Torcer por eles nesse jogo era acreditar que era possível alguém tirar o título da Alemanha. Mas torcer por eles também significava passar por cima de todos os preceitos brasileiros de aversão aos nossos mais fantásticos vizinhos. Torcer pela Argentina? Só se fosse louco. Ou Corinthiano. Não sou nenhum dos dois, e, ao mesmo tempo em que fiquei puto de raiva com o Cambiasso (ARG) após ele perder a cobrança, me lembrei que a Argentina estava eliminada da Copa. A raiva vira alegria, e o coração não sabe mais por que lado bater.

A atitude da  organização da Copa em colocar telões nos estádios é louvável. Permite aos torcedores e aos jogadores reverem os lances da partida, levando o replay ao estádio, uma beleza. Mas quando utilizado tendenciosamente, é uma poderosa arma a favor da seleção da casa. Você viu o Maradona na transmissão da TV? Nem eu. Teria ele perdido esse jogo? Teria ele ficado no hotel, com medo de ir ao estádio? Ou teria a transmissão oficial simplesmente ignorado a sua presença para não deixar que a torcida porteña crescesse junto com seu ídolo? Teorias da conspiração à parte, mostrar o Kahn (ALE) acarinhando e aconselhando o Lehmann (ALE) fez com que a torcida alemã, que já estava empolgada, crescesse ainda mais.

É uma pena e ao mesmo tempo uma alegria ver a Argentina fora da Copa. Mas mal sabíamos o que nos esperava no dia seguinte…

Anúncios

Comentários»

1. cenarock - 7/07/06

Ô Calsão, parabém.

Teu blog tava hoje de madrugada como o 7o fastest growing blog
Coloca mais link pra mim pra eu subi no rabo da tua saia

Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: