jump to navigation

“É, rapaz, você é ruim de cor!” 10/05/06

Posted by Calsavara in Comportamento, Cotidiano, Crônicas.
trackback

Tudo começou em janeiro de 2002. Eu tinha sido aprovado no concurso público dos Correios (em primeiro lugar geral, cof, cof, cof…) e estava fazendo a bateria de testes admissionais. Na parte dos laboratoriais, potinhos repletos de, errr, material para as análises. Nos exames de saúde, tudo ok no eletrocardiograma, no eletroencefalograma e nos demais exames neorulógicos. Os testes físicos merecem um comentário à parte…

Local: SESC Aeroporto. Estávamos lá todos os aprovados no concurso para a fase mais preocupante de todo o processo: o teste de aptidão física. E o mais interessante é que havia pessoas de todos os tipos. Fitness, não muito fitness, fora de forma, excessivamente fora de forma. E eu… Teste de Cooper, salto em distância, salto em altura e outras coisas do gênero. Tinha um teste lá feito com um aparelho que media a força do aperto da mão. Sabe-se lá pra que serve, mas estava eu lá, antes de uma menina franzina, pra não dizer esquelética. Vai ela e aperta o aparelho. O mostrador registra 35 (ou algo assim). minha vez, aperto com a força suficiente para fazer o ponteiro dar KM no medidor. Resultado? 20. O rapaz do SESC oferece uma nova tentativa e vou lá novamente. Chega a pingar água do aparelho. O ponteiro? Está lá, estático, entre o 22 e o 23. Frustração? Imagina…

Mas o melhor ainda estava por vir. As flexões abdominais! Uhúúúúúú!!! Vamos lá, 60 segundos pra ver quem faz mais. Quis o destino e a maldade dos organizadores que eu ficasse por último. Teve um japonês que fez 57 abdominais! A média girava em torno de 40 a 45. Chega então minha vez. Deito no colchonete, com uma platéia ávida por diversão ao meu redor. Começa a contagem.

Um, ughhhh.
Dois, ughhhh.
Três, ughhhh…
Quatro, ughhhh…

Cinco, ughhhh…
Seis, ughhhh…

Sete, ughhhh…
Oito, ughhhh…

Nove, ughhhh…
A essa altura eu só podia ouvir as gargalhadas ao meu redor. Faltavam ainda uns 30 segundos, e a minha motivação final veio do coro "Vai, gordinho!!! Vai gordinho!!!". Resultado? Estrondosos, fantásticos, exuberantes 16 abdominais!!!

Mas o motivo do post é refletir sobre o exame de vista. Coloquei todas aquelas geringonças nos olhos, li a listagem de letras com uma precisão que me assusta até hoje. Vi a cerquinha desfocada se focar e depois embaçar de novo, e o oftalmologista diz que o foco aconteceu exatamente na minha retina. Até medir a pressão dos olhos resultou num resultado normal. Parêntese: se você não tiver nada agendado pra hoje, procure um oftalmo e faça um exame de pressão intra-ocular. Garanto que é uma experiência que você não vai esquecer por um bom tempo.

Daí o jovem profissional retira de uma gaveta um livro meio amarelado, abre em uma de suas páginas aleatoriamente e pede para que eu diferencie alguns algarismos numa figura como essa:

Prancha1.jpg

 

"Essa é fácil", pensei. "Doze", cheio de confiança.

Outra:

Prancha3.jpg

"Cinco", disse. O médico me olhou meio, assim, desconfiado.

Aí veio mais uma:

Prancha15.jpg

Aí fudeu! Olhei, olhei, olhei e nada. Falei pra ele "olha, não consigo identificar nada aí".

Então veio a prova final:

Prancha20.jpg

Aí eu comecei a rir. Literalmente. "Honestamente, doutor, não há nada desenhado aí".

Veio o diagnóstico: "É, rapaz, você é ruim de cor!", disse o senhor de branco. "Como assim?", perguntei. "Ora, você é daltônico".

Eu sempre soube que era uma pessoa especial, mas não a esse ponto…

E ontem eu fiz mais alguns desses testes. E o resultado se confirmou. Huahuahua, eu sou daltônico!!! Muito bom isso, porque você passa a duvidar de tudo aquilo com o que se acostumou desde criança. Mas essa camisa que eu estou vestindo é mesmo azul? Todas essas bolinhas amarelas e roxas de todas essas figuras acima querem realmente dizer alguma coisa? E o melhor é ver o espanto dos outros. "Que cor você vê aqui?", é o que eles sempre perguntam. E é engraçado, porque eu vejo assim desde que me entendo por gente, e pra mim essas são as cores, uai…

Mas é legal ser, assim, especial!!! E se um dia você me vir usando uma combinação estrambótica de cores, dê um desconto. Afinal, eu sou daltônico, ué!!!

Comentários»

1. Anaisa - 11/05/06

Mas o último círculo tem algum número mesmo?
Perguntei pra um monte de pessoas e ninguém viu nada!!
Será que somos todos daltonicos??

2. Mullets - 7/06/06

Até o 7 eu fui bem nas cores… Tb tive uma esperi~encia de teste físico.. salto em distância, teste de leger (corrida de ping pong), e abnominal.. fui eliminado na distância.. tente pular 1, 76 metros parado (não vale correr pra pegar impulso), numa manhã fria e com as pernas paralelas (ou seja num vale dar aquele famoso “pulo do passão”).. Teve um “criatura” de uns 2m de altura que pulou 2,06 (aaaauuuooosssaaa), mas foi eliminado no teste de corrida.. Tudo isso pra entrar na sanepar como leiturista… Até hoje eu me pergunto pra que o teste de pulo (o de corrida eu entendo: deve ser pra correr dos cachorros)… e eu q tinha passado em 4º lugar na minha categoria na prova…

3. Diego - 29/12/06

Hehehe… tb nao vi o último número… tem alguma coisa ali???
Se tiver, manda um e-mail pra me falar…

4. wiron - 3/03/07

Excelente maneira de contar as coisas, cara. Valeu.

5. neto - 26/03/07

teste de daltonico

6. wanderlan - 4/09/07

Pessoal o ultimo numero é o 4!!! Tá escrito de vermelho! Quando vc olha parece mais a letra H! Mas é o 4!!!

7. du - 12/07/08

Que eu saiba no último não tem número nenhum, quem tem daltonismo forte consegue ver um número ali, esse é o teste

8. ROBERTO - 18/02/10

eu sou daltonico e nunca tive problemas com isso , sou motorista de carro e moto aqui no RIO DE JANEIRO além de ser tambem policial militar e a unica coisa que me atrapalhou foi em concurso publico onde eu tinha que ler o teste de ishihara , mas depois que fui reprovado eu entrei com recurso e antes de fazer a revisão comprei um kit anti-daltonismo e treinei 1 semana , graças a deus tudo 100% li tudooo o medico ficou boladão comigo: colocou aquela luz no meus olhos pra ver se eu tava usando lente rsrsr , comigo funcionou blz espero que ajude vcs tb um abraço a todos !!

quebarato.com.br/classificados/cd- kit-daltonismo-para-concursos-publicos-t este-de-ishihara__7694454.html

Paulo - 9/07/13

Colega, onde encontro esse kit?

No link que vc passou não é possivel encontrar tal produto, poderia me dar uma força?

9. Isac - 22/09/13

Paulo vc conseguiu achar na net esse kit daltonismo??


Deixe um comentário

