jump to navigation

Pátria amada, Brasil!!! 13/04/06

Posted by Calsavara in Crônicas, Feriados.
trackback

Clique Aqui! "Hino Nacional Brasileiro" – Joaquim Osório Duque Estrada & Francisco Manuel da Silva

A idéia não é nova, tudo bem. Mas vale como homenagem ao nosso Hino Nacional, que é celebrado no dia de hoje.

Lembrando sempre, conforme a Lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971, Capítulo II (da Forma dos Símbolos Nacionais), Seção III (do Hino Nacional), Artigo 6º, parágrafo único, que "a marcha batida, de autoria do mestre de música Antão Fernandes, integrará as instrumentações de orquestra e banda, nos casos de execução do Hino Nacional, mencionados no inciso I do artigo 25 desta Lei, devendo ser mantida e adotada a adaptação vocal, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno". Mais ainda, no Capítulo III, Seção II da referida lei, fica estabelecido que:

Art. 24o. A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições:

I – Será pempre executado em andamento metronômico de uma semínima igual a 120 (cento e vinte).

II – É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples.

III – Far-se-á o canto sempre em unissono.

IV – Nos casos de simples execução instrumental, tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição; nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes do poema.

V – Nas continências ao Presidente da República, para fins exclusivos do Cerimonial Militar, serão executados apenas a introdução e os acordes finais, conforme a regulamentação específica.

Art. 25o. Será o Hino Nacional executado:

I – Em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da Repúlblica, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, quando incorporados; e nos demais casos expressamente determinados pelos regulamentos de continência ou cerimônias de cortesia internacional.

II – Na ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional previsto no parágrafo único do artigo 14.

Parágrafo Primeiro – A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial previsto em cada caso.

Parágrafo Segundo – É vedada a execução do Hino Nacional em continência, fora dos casos previstos no presente artigo.

Parágrafo Terceiro – Será facultativa a execução do Hino Nacional na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão, bem assim para exprimir regozijo público em ocasiões festivas.

Parágrafo Quarto – Nas cerimônias em que se tenha de executar um Hino Nacional Estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

HinoPrivatizado

Só não pode aplaudir no final, conforme o parágrafo único do Artigo 30º do Capítulo V da supracitada lei: "Art. 30o. Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Parágrafo único: É vedada qualquer outra forma de saudação".

E que ninguém me denuncie aos militares por descumprir o Artigo 34º do Capítulo V da mesma lei: "Art. 34o. É vedada a execução de qualquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno; igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura". Valei-me, meu Gilberto Gil!!!

Anúncios

Comentários»

1. lorena - 18/06/08

eu amei este hinoprivatizado showwwwwwwwwwwww

2. ilton saba - 7/10/09

Hinos e Símbolos nacionais.
Agora é obrigação e responsabilidade.
Com o advento da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio, sem falar na nova lei sancionada, que obriga a execução do hino nacional nas escolas de todo Brasil, o brasileiro terá a obrigação e a responsabilidade de aprender e conhecer os hinos e símbolos de seu país.
Para suprir esta necessidade, estará disponível neste mês, o primeiro DVD do Brasil sobre os Hinos e Símbolos nacionais, com o projeto Ilton Saba, pois afinal não adianta cobrar e não oferecer o material para ensinar. Venha conhecer o DVD e o Projeto.
Acesse o site http://www.hinosdobrasil.xpg.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: