jump to navigation

Hoje é Dia de São Patrício!!! 17/03/06

Posted by Calsavara in Crônicas.
trackback

Clique Aqui! “Rebels of the Sacred Heart” – Flogging Molly

Irlandeses de todo o mundo: uni-vos!!! Eis que o vosso dia se apresenta!!!

Ireland!!!
O símbolo acima é do grupo irlandês Flogging Molly, “o último surto de criatividade na cena hardcore punk mundial”, segundo o site www.zonapunk.com.br. E é ao som deles que eu vou curtir o feriado de São Patrício, 17 de março!!! Estou esperando este dia desde ano passado. Duvida? Clica aqui então!!!

Neste post anterior eu falei um pouco mais da história do feriado e do santo em si. Leia lá que eu não vou repetir aqui.

Vista a sua melhor camisa verde, ou mesmo sua calça verde. Quiçá um chapéu ou gorro verde. Qualquer coisa verde. Tome sua caneca de chopp, coloque duas gotas de anilina azul e tome o melhor chopp verde em homenagem e honra a São Patrício!!!

Agora, alguns fatos curiosos sobre a história dos irlandeses no mundo (em especial nos EUA):

São Patrício

  • Existem 34 milhões de americanos que afirmam seres descendentes de irlandeses. Este número é quase nove vezes a população da própria Irlanda (3,9 milhões). A Irlanda é a segunda nação com mais descendentes espalhados pelo mundo, perdendo apenas para a Alemanha.
  • Existem três estados nos quais os irlandeses são o maior grupo de descendentes: Delaware, Massachusetts e New Hampshire. Irlandeses estão entre os cinco maiores descendentes em todos os estados americanos, menos no Havaí e no Novo México.
  • Existem 54 condados onde os irlandeses são o maior grupo de descendentes. Quarenta e quatro destes condados estão na região nordeste dos EUA, 14 em Nova Iorque, 11 em Massachussetts e cinco em Nova Jérsei.
  • Um total de 4,8 milhões de imigrantes irlandeses foram admitidos nos EUA desde o ano fiscal de 1820, o primeiro ano em que foi feito um registro oficial de imigrantes. Pelo ano de 1870 já havia cerca de metade destes imigrantes já morando no país. Apenas a Alemanha, a Itália, o Reino Unido e o México tiveram mais imigrantes aceitos nos Estados Unidos do que a Irlanda.
  • Existem nove lugares nos EUA que receberam o mesmo nome da capital da Irlanda, Dublin. No censo de 2000, Dublin, Califórnia, superou Dublin, Ohio, como a mais populosa dessas cidades, com 35.581 habitantes.

É isso!!! Pegue a sua mug de cerveja e encha a cara, mas com responsabilidade!!! Tudo em glória a São Patrício!!!

About these ads

Comentários»

1. Maria Elizabeth Jhin - 13/07/06

Por favor, necessito com urgência informações sobre onde estão os irlandeses que vieram para o Brasil. Existe alguma cidade em que a influencia deles seja notória, existe alguma colônia de irlandeses no Brasil?
Preciso de informações sobre folclore, música, danças, comidas de descendentes que moram no Brasil.
Desde já muito obrigada,
Elizabeth.

2. Magna Fernandes Pereira - 11/08/06

Por favor preciso urgentemente saber sobre a dança quatrilha, descobri que faz parte da cultura irlandesa, gostaria de saber o que tem de verdades e inverdades sobre tal fato, mas por favor é urgente para uma pesquisa na minha Faculdade que a UEG, Universidade Estadual de Goiás. Desde já antecipo agradecimento.
Magna

3. Clara Passagem - 13/12/06

Repito a pergunta que fizeram uns meses atrás: que são os irlandeses que vieram para o Brasil? Os descendentes curtem que música especial, falam algum dialeto, praticam em geral que religião?

4. Maria Almeida - 15/02/07

Preciso de saber informações sobre vestimentas, trages típicos de Irlanda!

5. marcia - 28/06/07

gostaria de saber se o sobrenome taytson e de origem irlandesa. Alguém tem esta informação? Onde se localizaram as famílias irlandesas no Brasil?

Marcia

6. jcr - 17/03/08

gostaria de saber se a irlandeses no Brasil ,e aonde esta localizado
esta comunidade.
Me manda um email por favor ,muito obrigado.

7. Marina O. K. - 4/06/08

preciso saber a mesma coisa, uma cidade onde irlandese tenham influência notória. Por favor, me manda um e-mail…

8. lucas taytson - 10/04/10

qual a origem do nome taytson

angelica - 14/02/11

Lucas, minha avo se chamava Judite taytson,ela fugiu de casa para casar com meu avo alcides que era negro,a familia da minha avo não aprovou na epoca e eles fugiram, meus avos ja são mortos, e não conheço ninguem da familia taytson. OBS so sei que a familia da minha avo judite taytson era da minas gerais

9. Luana - 28/04/10

Oi soube de uma colônia irlandesa em Penedo-RJ não sou descendente passei por aqui por acaso e revolvi responder.

Irlandês - 10/02/11

Não há colônias irlandesas em Penedo; há a finlandesa. No Brasil, os irlandeses se estabeleceram no atual município de Taperoá, no Brasil Império. Eram mercenários contratados pelo Império sob o comando do oficial Willam “Billy” Cotter. Não aguentaram o calor e as condições de vida e se dispersaram Brasil a fora, vindo principalmente ao sudeste e sul do país.

10. Marcia Damazio - 13/09/11

Gostaria de conhecer alguém da família Taytsohn, que é de origem irlandesa. Certamente vieram para o Brasil em 1888.
Acredito que muitos foram para Minas Gerais, mas em Teresópolis, uma grupo imigrou. Gostaria de saber da origem desta família.
Marcia

11. kely - 21/09/11

Olá!

Respondendo a algumas perguntas

Existe uma vila de descendentes de irlandeses em Rio Campo no Sul da Bahia. é uma vilazinha com cerca de 400 pessoas, mas não manifestam nenhum costume da cultura irlandesa pq esses costumes se perderam com o tempo. A maioria dos irlandeses e descendentes são catolicos, mas muitos preservam muitos costumes dos ancestrais celtas. O idioma oficial da irlanda é o ingles, o irlandes(gaelico) não é muito falado, mas a maioria das pessoas aprendem atraves dos avos e tal, e tbem pq muitas ruas e monumentos tem nomes em gaelico!

Não sou irlandesa, nem descendente, mas amo a irlanda e os costumes celtas, a mitologia celta e sigo a filosofia deles pq acho linda mesmo. se alguem souber de mais alguma coisa sobre irlandeses no brasil ou na Bahia(minha terra) pode me contactar pelo email: kuka_elektra@hotmail.com ou no facebook Kely Trindade ou no skype kely-trindade :)

12. Leonel Donovan - 3/10/11

Sou descendente de irlandeses por parte de pai,que veio de Limerick após a guerra.Quem tiver interesse em conhecer descendentes de irlandeses, aconselho a visitar a Catedral Anglicana de São Paulo na rua Com.Elias Zarzur,no bairro do Alto da Boa Vista.OBS:o catolicismo que segue-se no Eire em geral é um pouco diferente do catolicismo romano.Sou anglicano anglo-católico, que é uma visão meia diferente do catolicismo brasileiro.A maior diferença é que cremos somente em JESUS CRISTO como o único que tem o poder de intervir(através do Espírito Santo) na vida das pessoas e não temos nenhum papa.No mais, irlandeses no Brasil são na maioria tudo misturado com outras raças.

13. Doracy - 23/11/11

Leonel, recebo um amigo Irlandes de Dublin e fevereiro e achei boa ideia colocá-lo em contato com irlandeses ou descendentes aqui no Brasil. Mas vejo que não sao muitos, nem facilmente localizados. A idéia da visita à Catedral é boa. Agora, algum evento cultural onde as pessoas pudessem se aproximar, conversar, trocar idéias, voce não conhece? Dora

14. Ana Elizabeth Maia B.Galvão - 23/11/12

No nordeste do Brasil,precisamente,no Estado do Maranhão,existe
uma família de origem irlandesa,ou seja,descendem do irlandês Lan-
celot Belfort ou Belford que,por sua vez,imigrou para aquele estado
em meados do século XVIII,tornando-se proprietário da fazenda deno-
-minada Kylrue,às margens do Rio Itapecuru.Esse irlandês deu início
no Brasil da cultura do bicho da seda.O mesmo deu origem a uma grande prole,casando-se com uma dama da sociedade maranhense,
de família tradicional.A sua descendência chegou ao Estado de
Pernambuco “os Belfort do vale do São Francisco”,até o Estado do
Rio de Janeiro,através do engenheiro Belfort Roxo.

Thais Danton - 12/01/13

olá, Ana Elizabeth.
Estou fazendo uma pesquisa sobre a história da família Belfort em Itapecuru Mirim e as informações que você coloca são novas para mim. Gostaria de saber a fonte, e se você tem mais informações. Obrigada, Thais.

15. Ana Elizabeth Maia Bilro Galvão - 16/02/13

Alô Thais!,Informo-lhe que sou uma curiosa e andei lendo a respeito
dessa família Belfort ou Belford(originariamente),pois é uma tradi-
cional família sertaneja do Vale do São Francisco pernambucano,
procedente do Estado do Maranhão.Lancelot Belfort ,colono irlan-
dês veio para o Brasil,precisamente,o Maranhão,onde casou-se
com uma dama da sociedade maranhense filha de um rico norte-
americano de nome Capitão Guilherme Ewerton,em meados do
Século XVIII,dando-se origem a uma grande prole nordestina.
A minha pesquisa foi em livros de John Wilson da Costa,”A Casa
dos Belfort no Brasil”,in Revista do Instituto Heráldico e Genealó-
gico,número 9/1942.The Belfords of Kilrue.Ríochit na Midhe,vol.
VI,4.89-115.Hubert Gallwey 1979.Assim como no google/Itapecuru
notícias,do Prof.Alberto Júnior,jornalista e membro da Academia
Itapecuruense de Ciências,Letras e Artes,em “Um princípe irlan-
dês em Terras de Itapecuru”.Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: